top of page

A ARTE DE NADAR BEM

Atualizado: 16 de out. de 2020


Quem conhece meu trabalho sabe que sou um treinador preocupado e especialista na arte de nadar com técnica e eficiência.


Nos 5 títulos consecutivos que conquistamos no Festival Sudeste CBDA Mirim e Petiz, o que mais impressionava pais e treinadores era o padrão de nado de toda Equipe Gota. Tínhamos um time pequeno mas muito eficiente, onde a qualidade superava a quantidade.


O que eu quero dizer é que nesse momento de isolamento social onde os atletas estão parados ou treinando sem orientação profissional, correm sério risco de perderem seu padrão de nado adquirido por anos de aperfeiçoamento e dedicação. O corpo e o cérebro “sentem” e “compreendem" o que está acontecendo.


A arte de nadar bem tem a ver com “sentir" os movimentos efetivos através da água e não combate-los. Uma das melhores maneiras de fazer a conexão entre natação técnica e natação econômica é através da seleção correta dos exercícios educativos e sua aplicação pedagógica.


DICA DO COACH CAMPEÃO:


Procure ficar atento na qualidade do seu nado, use e abuse dos educativos, mas cuidado com a execução pois se nadar sem atenção e de forma errada, pode virar um “deseducativo”, e ai você pode adquirir um mal hábito e reforçar o erro em vez de corrigi-lo.


O ideal é seguir a orientação de perto de um profissional que conheça os detalhes de cada estilo e seus fundamentos, e que saiba selecionar os melhores exercícios para mecânica de nado e não tirar o olho da piscina. Esse trabalho deve ser feito sempre em grupos pequenos de no máximo 4 atletas para que o técnico possa dar o "feedback" na hora para os nadadores.


Quando o atleta perceber que está nadando melhor e se sentindo bem na água, sua motivação cresce e a vontade de treinar também aumenta.


Não perca tempo e mergulhe no seus sonhos!



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page